Dia: 21 de janeiro de 2022

A mulher no agronegócio

Ao longo dos anos a mulher foi conquistando espaço, mesmo assim ainda é menos reconhecida do que o homem principalmente no ramo do agronegócio. Nesse texto vamos te mostrar um pouquinho sobre como elas ajudam esse ramo a crescer tanto e a importância delas dentro disso. Cada ano que passa existe um grande desenvolvimento no país por conta desse ramo principalmente pela junção com a tecnologia e a diversidade.

As Agroligadas, com o apoio da Corteva Agriscience, Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e Sicredi, realizaram uma pesquisa para avaliar a percepção das mulheres sobre esse tema, o estudo conseguiu escutar 408 mulheres que atualmente estão participando desse ramo. O estudo foi realizado em 2021 e trouxe os seguintes dados:

  • 93% das mulheres se sentem orgulhosas por fazer parte do agronegócio, e 97% estão felizes com o trabalho.
  • 77% se sentem reconhecidas
  • 72% sentem que tem voz
  • 68% sentem a liberdade para tomar decisões

Desigualdade de gênero

Como citado, ainda existe muita desigualdade de gênero, 64% das mulheres que foram entrevistadas tem essa percepção e enxergam isso como um grande desafio que vem pela frente. Apesar de boa parte delas se sentirem orgulhosas o preconceito é nítido e quem ainda toma boa parte das decisões é o homem.

A participação delas no agronegócio é antiga, antes muitas não tinham formação, cursos técnicos e hoje em dia a busca por formação nessas áreas aumentou muito. Das entrevistadas, 41% têm pós-graduação, 29% superior completo, 8% superior incompleto, 11% ensino médio completo e 6% ensino fundamental. Ainda de acordo com a pesquisa, veja os cargos assumidos:

  • 69% são proprietárias
  • 17% diretoras
  • 16% empregadas
  • 15% veterinárias
  • 4% estagiárias

Condições salariais

Quando falamos em desigualdade de gênero um dos principais motivos para essa realidade é a condição salarial. Mulheres que ocupam o mesmo cargo que os homens ganham menos. De 2018 para 2021 a percepção das mulheres sobre essa desigualdade mudou pouca coisa.

Soluções

Entre as principais soluções a serem feitas estão:

Fornecer o mesmo nível de educação

Mesmo nível de treinamento

Mais apoio para as mulheres desse ramo

Mostrar as mulheres que alcançam o sucesso

Mais conscientização sobre o tema

Enfim, vários são os desafios enfrentados pelas mulheres, o que importa é que isso vem diminuindo ao longo do tempo e acredita-se que elas irão ganhar cada vez mais espaço. Faça parte da conscientização e sempre repasse para as pessoas como o papel da mulher faz diferença e já será um ótimo começo!

Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!

Quer saber mais sobre o AgroCR? clique no botão abaixo!

Sobre nós


Nosso aplicativo fornece de maneira simples e qualificada a gestão e controle financeiro de todas as explorações da sua propriedade rural em um único lugar.

Contato



Rua Fortaleza, 1140 - Cascavel/PR

(45) 3016-0636
(45) 9 8823-8643

contato@crmesys.com.br