Conceito de Agricultura 4.0
Agricultura 4.0: conceito, estratégias e muito mais!
A produção de uma agricultura depende de vários fatores como: clima, gestão, solo, produto, investimento. Quando bem administrada pode levar a grandes resultados e existe uma busca por uma boa gestão que consiga auxiliar em tudo isso.
A agricultura 4.0 é uma das ferramentas que auxilia em uma boa gestão, ela pode ser considerada como várias tecnologias digitais como sistemas, softwares, drones que tem como objetivo orientar as decisões desde a hora que for realizar um plantio até a hora de colher determinado produto, tomando melhores decisões e diminuindo os custos.
Esse estilo de agricultura é o que une o homem, as máquinas e a agricultura pois tem a capacidade de analisar o que precisa plantar e no tempo correto, ela gera grande produtividade.
Isso se torna diferente pois antigamente quando o produtor ia aplicar algo mal sabia a quantidade e aplicava sem ter dados específicos nas mãos, hoje como ele tem acesso a esses dados ele consegue identificar se existe alguma praga, se não está no tempo correto etc.
Como começar a utilizar esse estilo de agricultura?
O principal investimento inicial é o piloto automático que é muito usado em máquinas agrícolas, ele não precisa de um operador necessariamente. É usado antenas que recebem sinais do GPS e o trajeto é definido por um software, guiando assim a máquina para a área desejada. Além disso, é necessário um computador para acompanhar e coletar esses dados para realizar uma análise.
Após a coleta dos dados através do computador, é possível ver quais áreas tiveram ou não o retorno desejado de acordo com o objetivo do produtor. Antigamente ocorria muitos erros onde era aplicado defensivos sempre nas mesmas áreas e não dava retorno, hoje com essa tecnologia é aplicado a quantidade correta e de maneira uniforme.
Existem também sensores que conseguem medir a umidade do solo, a quantidade de mosquito que vai em determinada área, as pragas e tudo mais. Através do satélite, mesmo o produtor não estando presente ele pode ter acesso e identificar quais as áreas que estão com alguma deficiência.
Essas tecnologias só tendem a trazer benefício, redução de custos da água, fertilizantes etc. Elas também auxiliam na redução do impacto do meio ambiente, e na área da agricultura esse tipo de tecnologia já está alcançando bilhões de faturamento.
Com essa quantidade de informações é visível que o produtor que não se adequou ainda a essa tecnologia está perdendo grandes vantagens, todos que estão utilizando consegue perceber o seu real funcionamento e em como existe o grande aumento da produtividade.
Podemos concluir então que esse conjunto tecnológico é uma das maiores atualidades na área agrícola, com todas essas vantagens a vida do produtor rural vai pra frente pois ele toma todas as decisões baseadas em informações confiáveis e não somente pelo achismo.
Quer saber mais sobre o AgroCR? clique no botão abaixo!