O que é agricultura de precisão?
A agricultura de precisão é basicamente uma tecnologia que vem auxiliando a vida do produtor rural, ela tem o objetivo principal de aumentar a produção tendo maior eficiência, utiliza a tecnologia de forma mais precisa.
A tecnologia anda sendo uma das maiores aliadas da agricultura, e hoje se tem visto a busca constante pela melhoria nas áreas agrícolas, a agricultura de precisão é muito usada e colabora 100% no âmbito rural.
No Brasil, esse estilo de agricultura chegou em meados de 1990, depois de alguns anos algumas empresas começaram a prestar auxílio nas aplicações baseadas em mapas da região. Após isso, foi crescendo o termo agricultura de precisão e assim surgindo várias empresas para prestar consultoria nesse sentido e as pessoas começaram a investir cada vez mais.
Após passar alguns anos se via a necessidade de uma melhoria no sentido tecnológico, precisava provar para as pessoas que a agricultura realmente funcionava. Com isso surgiu em 2016 a AsBraAP, Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, que veio justo para auxiliar na inovação dessa tecnologia, ela reúne profissionais do setor que querem fortalecer a agricultura e buscam ideias para sempre melhorarem.
Como essa agricultura ajuda no dia a dia?
Estudos indicam que a agricultura de precisão pode aumentar o rendimento nas áreas rurais em até 67%, essa gestão atua em vários cultivos podendo ser soja, milho, feijão e outros trabalhando plantio, pulverização, colheita etc. Claro que essa agricultura vai variar de acordo com o local, pois existe a variação do solo, da vegetação e por isso é tão boa pois se adequa de acordo com o ambiente.
A agricultura faz o uso de máquinas tecnológicas para acompanhar as áreas do produtor, o maior diferencial dela é que é estudado área por área então determinada parte da terra tem a hora e a quantidade correta para a utilização de insumos gerando assim menos perda e mais produtividade.
Outro detalhe que é importante estar atendo é ao estudo da área antes de realizar qualquer decisão. É necessário fazer análises através de gestão para identificar o que aquela área está precisando no momento. Depois de entender essa parte é necessário ver as aplicações, você pode separar por áreas e decidir o quanto vai aplicar.
Através de tudo isso que explicamos podemos ver muitos benefícios através da agricultura:
- Menos desperdício
- Mais produtividade
- Estudo da área
- Mais assertividade nas decisões
- Maior poder de escolha
- Análises confiáveis
Podemos concluir então que a utilização dessa agricultura só tende a trazer coisas positivas na vida do produtor rural, quando existe muitas maneiras de administrar e melhorar a gestão no agronegócio com toda certeza ela deve ser usada.
Além de todas essas vantagens, esse estilo de agricultura está associado a sustentabilidade, com isso as pessoas buscam cada vez mais a procura aumentando as empresas e os profissionais da área.
Gostou do texto? Compartilhe em suas redes sociais!
Quer saber mais sobre o AgroCR?